terça-feira, 31 de maio de 2011

Fichamento Patologia bucal


A Patologia estuda a etiologia (causas), os mecanismos e alterações morfológicas e funcionais das doenças . No estudo destas alterações são analisadas as modificações teciduais, celulares e moleculares que ocorrem como manifestação de determinada doença.
O câncer bucal é um tumor maligno que se desenvolve a partir de uma célula que sofre uma série de alterações genéticas. Essas alterações influenciam a diferenciação, o crescimento e a morte celular. A célula "defeituosa", diferentemente das outras, passa a se multiplicar desordenadamente, transformando-se num corpo estranho ao organismo.
As mucosas da cavidade bucal estão sendo constantemente submetidas às mais variadas agressões (térmicas, mecânicas e biológicas) e podem apresentar uma série de patologias.
É importante esclarecer que a grande maioria não é representada por tumores malignos ou lesões com potencial de transformação maligna.

As lesões podem ter origem traumática, infecciosa, hereditária, com comprometimento hormonal ou psicológico entre outros, e aparecem sob diferentes aspectos clínicos como feridas, crescimentos ou aumentos, mudança de coloração ou textura, sendo que geralmente não apresentam dor.

Além as patologias de tecido mole (mucosas) o profissional também é responsável pelo diagnóstico das lesões que ocorrem nos ossos (maxila e mandíbula) que geralmente são descobertas em exames radiográficos de rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário