terça-feira, 31 de maio de 2011

Fichamento Odontologia legal Odontologia Legal: Aspectos históricos


A Odontologia Legal emergiu da casualidade e tornou-se evidente após alguns acidentes, que apontaram para a necessidade de técnicas de identificação das vítimas. Uma das alternativas utilizadas foi o reconhecimento dos corpos através dos dentes.
De acordo com Galvão (1996), em situações de identificação cadavérica, quando se dispõe da ficha odontológica do desaparecido, é perfeitamente possível sua identificação pela comparação do odontograma do cadáver com o fornecido pelo Dentista da pessoa desaparecida.

Desta maneira, diante da gama de técnicas disponíveis, as utilizadas pela Odontologia Legal são de grande valor para este propósito. Assim, define-se que a Odontologia Legal constitui, a rigor, um dos ramos da Medicina Legal, com a qual colabora, fazendo ou complementando exames especializados relativos à arcada dentária e anexos; tratamentos executados; peças dentárias e/ou protéticas; vestígios da ação lesiva provocadas por dentes (mordeduras), etc (VANRELL, 2002).
O registro mais antigo, isto é, a primeira publicação oficial na qual a Odontologia Legal foi caracterizada como uma ciência capaz de auxiliar a Medicina Legal data de 1898 e é da lavra de Oscar Amoedo, dentista, cubano de nascimento e radicado na Cidade Luz, e foi publicada em Paris, que, à época, era considerada como o “centro mundial do conhecimento científico”. Entretanto, o termo Odontologia Legal não tinha sido cunhado, apenas o foi em 1924 por Luiz Lustosa Silva, professor emérito paulista que criou esta denominação e publicou, neste mesmo ano, sua obra “Odontologia Legal” que refere à disciplina com esse título e estabelece os primeiros limites do seu campo de ação.

Mais um fato histórico ocorreu em 1909, quando o Consulado da Legação Alemã do Chile foi consumido por um voraz incêndio de aspecto criminoso, que destruiu boa parte do prédio. Quando os bombeiros procediam ao rescaldo das ruínas, foram encontrados restos de um corpo que, após as primeiras tentativas de identificação, parecia pertencer a Willy Guillermo Becker, Secretário do Consulado, que estava desaparecido. Foi solicitado o auxílio do Cirurgião-Dentista Germán Basterrica, o qual, após percuciente exame provou cientificamente que os restos mortais não eram do funcionário do Consulado, antes do porteiro da Representação Diplomática, Ezequiel Tapia. A partir desse momento, começou a busca do Secretário desaparecido que acabou sendo capturado ao tentar atravessar a fronteira Chile-Argentina, usando disfarce de Padre. Os resultados obtidos impressionaram tão positivamente as autoridades que concederam ao Dr. Germán Basterrica, como recompensa, a aprovação do projeto de criação de uma Escola de Odontologia no Chile (VANRELL, 2002).

A partir desses relevantes acontecimentos a Odontologia Legal foi tornando-se evidente até sua posterior inclusão, em 1932, como curriculum mínimo no curso de odontologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário